A cirurgia de varizes

Este roteiro explica o preparo da cirurgia de varizes pela nossa equipe. Se você quer saber mais sobre a cirurgia propriamente dita, clique aqui.

Pré-operatório
Os cuidados pré-operatórios da cirurgia de varizes se iniciam no dia anterior ao da data marcada agendada.

Na véspera da cirurgia de varizes: A depilação deve ser feita em toda região genital e toda área dos membros inferiores, à noite (exceto orientação diferente do seu médico).

Caso você opte por fazer depilação com cêra, o melhor é realizá-la 3 dias antes da data programada para a cirurgia de varizes, para diminuir a irritação na pele.

O jejum deve iniciar 10 a 12 horas antes do horário programado para cirurgia de varizes (exemplo: se a cirurgia de varizes está programada para as 8:00 da segunda-feira o jejum inicia-se entre 20:00 e 22:00 do Domingo).

Deve ser evitado qualquer alimento sólido ou líquido após o início do jejum.

No dia da internação:
Você aplicará na perna uma solução antisséptica da seguinte forma:

  • Após seu banho, aplique o produto sobre as pernas, friccionando a bucha por alguns minutos, no sentido da coxa para os pés, até tornear toda a perna.
  • Deixe secar naturalmente, use uma toalha limpa para retirar o excesso (utilize calça após aplicação para ajudar na proteção da pele até a hora da internação hospitalar).
  • As medicações habituais (para pressão alta, hormônios, etc) devem ser tomadas até a noite da véspera da cirurgia ou de acordo com orientação específica.

Internação:
Você deverá internar em um dos hospitais parceiros no horário e dia programado, levando os exames, guias autorizadas e demais documentos necessários conforme orientação de seu médico e procedimentos do convênio (se for este seu caso).

No hospital você será encaminhado(a) ao apartamento ou quarto e deverá aguardar com calma até ser levada ao Centro Cirúrgico pela enfermagem.

No Centro Cirúrgico (ou no quarto) o anestesista lhe avaliará e fará uma entrevista e analisará qual será o melhor procedimento anestésico para sua cirurgia de varizes. Habitualmente as anestesias mais aplicadas são o bloqueio peridural ou o bloqueio raquimedular, mas em alguns casos especiais até a anestesia geral pode ser utilizada.

As equipes anestésicas que trabalham conosco são as dos hospitais onde operamos.

Foto - Cirurgia de varizes

Cirurgia de varizes

Pós-operatório:
O pós-operatório de cirurgia de varizes mudou muito nos últimos anos. Até a algum tempo atrás era comum o paciente permanecer em repouso e afastado de suas atividades por até 60 dias.

Atualmente a intenção é fazer com que o paciente que opera as varizes movimente-se e volte a fazer suas atividades rotineiras o mais rapidamente possível. O verdadeiro objetivo do repouso é o conforto da pessoa que foi operada.

Você sairá da sala de operações, após a cirurgia de varizes, com uma meia elástica antitrombo estéril e faixas aplicadas às suas pernas. Você permanecerá com esta meia elástica por 48 hs.

Cada pessoa tem o seu nível de sensibilidade e pode sentir mais dor que outra mas, no geral, o pós-operatório de cirurgia de varizes é muito pouco doloroso porque as incisões são superficiais, na grande maioria são de tamanho milimétrico. Se a cirurgia de varizes for por termoablação (cirurgia de varizes a LASER ou RADIOFREQUÊNCIA), o pós-operatório pode ser ainda mais confortável.

Naquelas incisões que necessitam de pontos (quando há necessidade de retirada de veias safenas, ou grandes varizes), estes são em pequena quantidade e muitas vezes nem precisam ser retirados.

Regras Gerais do Repouso:

  • Calçar os pés da cama até a altura máxima de 10cm para que os pés fiquem mais altos. A partir do quinto dia a cama pode voltar à altura original.
  • Enquanto na cama, faça movimentos de esticar e encolher as pernas e os pés para bombear o sangue das pernas e evitar estagnação deste nas veias profundas da panturrilha (barriga da perna).
  • Na primeira semana, o repouso no leito deve ser feito da seguinte forma:
    • Quarenta (40 min) a Cinquenta minutos (50 min) deitado(a) (sempre mantendo a mobilidade dos membros conforme o ítem 2) alternados com 10 a 15 minutos andando.
  • Enquanto em pé, nunca fique parada(o), mantenha-se em movimento, andando normalmente.
  • Não há problemas em subir escadas, desde que não seja uma grande quantidade de degraus e que você o faça de forma calma e lentamente.
  • Não há restrição alimentar e o banho é liberado no segundo dia após a cirurgia (ver o próximo ítem).
  • Dois (2) dias após a cirurgia de varizes você deverá retirar as faixas, meias antitrombos e, se houver, os micropores (aqueles pequenos “esparadrapos” nas incisões) das pernas.
  • Tomar os medicamentos da forma como foi orientada pelo médico.
  • Retornar para reavaliação no dia e local orientado pelo médico que der alta (em média, 5 a 10 dias após a alta).
  • Telefone para a clínica ou para o hospital (fim-de-semana) em caso de dúvida. Seu médico é a pessoa que pode te ajudar caso algum questionamento surja. Evite seguir conselhos de pessoas leigas.
  • Se houver dôr muito intensa (normalmente a cirurgia de varizes é muito bem tolerada), febre ou cefaléia (dor de cabeça) ao levantar, favor entrar em contato com o consultório que nossa secretária nos acionará. Caso algum destes problemas ocorra no fim-de-semana, voltar ao hospital onde foi realizada a cirurgia de varizes e pedir para contactar seu cirurgião.

O repouso pode variar entre os diversos tipos de cirurgia de varizes e cada caso será avaliado individualmente.

Lista de endereços do consultório e dos hospitais parceiros:

 

Consultório
Rua Continental, 295 – sala 21 – S.B. Campo – SP
(11) 4123-5677
[email protected]

Hospital Santa Catarina
Av. Paulista, 200
(11) 3016-4133

Hospital Brasil
Rua Cel. Fernando Prestes, 1.177 – Santo André – SP
(11) 4993-9900 – PABX

Hospital do Coração
Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 04004-030 – São Paulo – SP Paraíso
(11) 3053-6611 – PABX
(11) 3889-9944 – Pronto Socorro

Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, 91 – CEP 01308-000 – Bela Vista – SP
(11) 3155-0200

Hospital Assunção
Av. João Firmino, 250 – Assunção – São Bernardo do Campo – SP
(11) 4344-8000 – PABX

Hospital São Luiz Itaim
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 – São Paulo-SP
(11) 3040-1100 – PABX

Hospital Santa Rita
Rua Cubatão 1190 – Vila Mariana – São Paulo – SP
(11) 5908-6000
(11) 5908-6069

 

%d blogueiros gostam disto: