Agende seu exame conosco

Doppler venoso dos membros inferiores com fluxo colorido

O que é o exame de Doppler Venoso?

É um exame ultrassonográfico não invasivo no qual as veias são avaliadas em sua estrutura (tamanho, espessura, conteúdo e trajeto) e função (presença de fluxo, direção do fluxo).

O Doppler venoso de membros inferiores (MMII) avalia as veias que drenam o sangue das pernas.

Qual a indicação do exame de Doppler Venoso?

  • Investigar as varizes. O ultrassom doppler venoso consegue detectar a presença de refluxo (fluxo ao contrário do normal). Também permite também avaliar o tamanho das veias safenas, veias perfurantes e demais varizes.
  • Diagnóstico e acompanhamento de trombose venosa. Na trombose venosa, o sangue coagula dentro das veias, obstruindo o fluxo venoso e, consequentemente, dificultando o retorno do sangue ao coração.  O coágulo pode se desprender das veias das pernas e alcançar os pulmões, causando a embolia pulmonar. O Doppler venoso dos membros inferiores consegue detectar trombos recentes ou antigos nos membros de forma precisa e indolor. É o exame mais usado para diagnóstico de trombose venosa.
  • Avaliação de inchaço nas pernas (edema de membros inferiores). O ultrassom-Doppler é uma importante ferramenta para investigar a causa dos inchaços
  • Avaliação de dor nas pernas. Esse é um dos sintomas mais comuns em um consultório vascular e comumente tem causas de origem nas veias doentes.
  • Mapeamento para tratamento de varizes. O Doppler venoso é a ferramenta de diagnóstico que orienta quais as técnicas devem ser usadas no tratamento das varizes (cirurgia, escleroterapia, escleroterapia com espuma, LASER).
Doppler venoso de veia safena insuficiente

Como é realizado o exame?

No Doppler venoso de membros inferiores, o paciente é examinado deitado e/ou em pé. O médico avaliará a circulação das veias das pernas (veias femorais, poplíteas, tibiais, fibulares, musculares, safena magna e safena parva) em toda extensão com um equipamento de ultrassom. A sonda de ultrassom é passada gentilmente pelo membro e as medidas de fluxo são realizadas. O exame é documentado com fotos e laudo e entregue ao paciente poucos minutos após sua realização.

Oito motivos para você fazer seu exame de Doppler Venoso na Fluxo:

  1. Todos os nossos médicos são Cirurgiões Vasculares.
  2. Todos os médicos possuem Título de Especialista (Área de Atuação) em Ecografia Vascular com Doppler pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Colégio Brasileiro de Radiologia.
  3. O corpo clínico da Clínica Fluxo de Cirurgia Vascular é frequentemente convocada para dar aulas, palestras e cursos de Doppler Vascular em todo país e no exterior
  4. O Ultrassom-Doppler Venoso não é somente um exame ultrassonográfico. O examinador precisa ter conhecimentos bastante profundos de anatomia, fisiologia e patologia vascular para um melhor entendimento do exame. Nesse aspecto, Angiologistas e Cirurgiões Vasculares com formação em Doppler vascular têm os pré-requisitos para melhor aproveitamento do método.
  5. Os equipamentos da Clínica Fluxo são modernos, com softwares configurados para exames vasculares.
  6. Nós somos especialistas em ultrassom-Doppler vascular. Não realizamos outra modalidade de exame ultrassonográfico. Somos focados em diagnosticar doenças vasculares.
  7. Você tem a comodidade de ter os serviços de atendimento clínico, diagnóstico e diversas modalidades de tratamento vascular em um só lugar.
  8. Somos uma equipe. Revisamos e discutimos os casos mais difíceis para melhor acurácia no diagnóstico das doenças das veias.

Preparo do exame:

  • Não é necessário um preparo específico para o exame de Doppler venoso de membros inferiores.

Orientações adicionais:

  • Recomendamos que leve exames de Doppler venoso de membros inferiores anteriores realizados em nossa clínica ou outro centro de diagnóstico.
  • Também é recomendável levar outros exames relevantes (tomografia, angiotomografia, arteriografia ou ressonância magnética) relacionados ao caso.
  • O tempo de exame pode variar entre 20 a 40 minutos em decorrência da menor ou maior dificuldade técnica. Se houver outros exames associados (exemplo Doppler venoso de veias ilíacas e cava inferior), o tempo do exame pode ser um pouco mais longo.
  • Chegue 15 minutos antes da hora agendada para o exame.

Agende seu exame conosco