Doppler venoso de membros inferiores

 

Doppler venoso dos membros inferiores com fluxo colorido

Indicação do exame:

O Doppler venoso de membros inferiores (MMII) avalia as veias que drenam o sangue dos membros inferiores. Na doença varicosa detecta a presença de refluxo (fluxo ao contrário do normal) e dilatação das veias safenas, perfurantes e colaterais varicosas. Outra indicação é para diagnóstico e acompanhamento de trombose venosa. Na trombose venosa, o sangue coagula dentro das veias, obstruindo as veias e dificultando o retorno do sangue ao coração.  Nesta última situação clínica, o coágulo pode se desprender das veias das pernas e alcança o pulmão causando a embolia pulmonar. O Doppler venoso dos membros inferiores consegue detectar trombos recentes ou antigos nos membros de forma precisa e indolor.

Doppler-safena-magna

Doppler de safena magna

No Doppler venoso de membros inferiores, o paciente é examinado deitado e/ou em pé e o médico avaliará a circulação das veias das pernas (veias femorais, poplíteas, tibiais, fibulares, musculares, safena magna e safena parva) em toda extensão através de um equipamento de ultrassom. A sonda de ultrassom é passada gentilmente pelo membro (veja a foto ao lado) e as medidas de fluxo são realizadas. O exame é documentado com fotos e laudo e entregue ao paciente poucos minutos após sua realização.

Doppler venoso com refluxo

venoso com refluxo

Preparo do exame:

Não é necessário um preparo específico para o exame de Doppler venoso de membros inferiores.

Orientações adicionais:

Recomendamos que leve exames de Doppler venoso de membros inferiores anteriores realizados em nossa clínica ou outro centro de diagnóstico. Também é recomendável levar outros exames relevantes (tomografia, angiotomografia, arteriografia ou ressonância magnética) relacionados ao caso.

Agendamento:

Você poderá agendar seu exame pelo telefone: (11) 4123-5677.

Deixe um comentário

  1. Pingback: Simpósio Colombiano de Flebologia

  2. Estou com problema em minhas safenas, e o meu exame (Dopller) acusou uma dilatação de 12mm na safena direita, corro algum risco?

    • Provavelmente o sr. já deve ter consultado o cirurgião vascular que solicitou o exame de Doppler venoso. A safena deste calibre é considerada dilatada e se houver refluxo, a consideramos insuficiente. É grande a probabilidade de necessitar tratá-la, mas quem dará a conduta é seu médico cirurgião vascular que o examinou e interpretou o exame de Doppler venoso. Quanto a correr algum risco, é uma pergunta muito genérica. O sr. deve tratar sua condição conforme indicação de seu médico cirurgião vascular. E se não estiver confortável com esta orientação poderá sempre contar com uma segunda opinião.
      Atenciosamente,