Tratamento de varizes

O tratamento das varizes é dependente de diversos fatores variando desde a graduação da insuficiência venosa quanto pela distribuição anatômica das mesmas. A avaliação clínica e complementar definirá a estratégia de tratamento.

Escleroterapia (aplicação) de varizes

A veia é tratada pela injeção de substâncias líquidas que promovem a secagem (ou esclerose) da veia. Frequentemente feito em condições ambulatoriais mas pode ser complementar durante a cirurgia de varizes. Leia tudo sobre a escleroterapia de varizes clicando aqui.

Cirurgia de varizes convencional

Quando as varizes se apresentam com calibres (diâmetros) maiores, é necessário a realização de um procedimento cirúrgico, normalmente realizado em ambiente hospitalar em regime de hospital-dia. Saiba mais detalhes sobre como é realizada, anestesia e pós-operatório de cirurgia de varizes, clicando aqui.

Escleroterapia (aplicação) de varizes com espuma

Nesta modalidade de tratamento de varizes com escleroterapia, o produto esclerosante tem propriedades que quando misturado com ar ou gás carbônico se transforma em uma espuma aumentando o poder esclerosante. Clique aqui para saber mais sobre a escleroterapia de varizes com espuma.

Cirurgia de varizes a LASER

Técnica cirúrgica de tratamento de varizes mais recomendada para tratamento da insuficiência das veias safena magna e parva. O procedimento é feito sob visulaização com ultrassom e pode ser realizado em ambiente hospitalar ou ambulatorial. Veja aqui maiores informações e um vídeo do procedimento de cirurgia de varizes a LASER.

Cirurgia de microvarizes

Através de pequenas incisões sob anestesia local, as veias reticulares (varizes com diâmetro de aproximadamente 3 mm) são retiradas. Normalmente o tratamento das microvarizes é realizado em ambiente da nossa clínica. Veja aqui informações adicionais sobre esta técnica.

Perguntas frequentes

Posso fazer aplicação de vasinho no verão?

Muitas pessoas que procuram fazer tratamento de varizes no período de calor fazem tal pergunta. A reposta para a maioria das vezes é SIM, se pode fazer aplicação de vasinhos no verão. Entretanto alguns tipos de vasinhos (principalmente aqueles mais roxinhos) podem exigir algum grau de afastamento do sol após serem tratados. Nossa equipe de cirurgia vascular fará sua avaliação clínica e a(o) orientará quanto à melhor forma de abordar seu problema vascular.

Quanto tempo de repouso após a cirurgia de varizes?

O período de repouso após o tratamento de varizes por técnica cirúrgica varia muito em decorrência do tipo (cirurgia de varizes convencional ou cirurgia de varizes a laser), quantidade e tamanho das varizes, tipo de atividade exercida e sensibilidade individual de cada pessoa. No geral, a cirurgia de varizes a laser necessita de menos repouso que a convencional por ter menos hematomas, inchaço e dor no pós-operatório. Cirurgias sem retirada da safena, exigem menos repouso. Nossa equipe avaliará seu caso e estimará o período de afastamento que, muito raramente, ultrapassa 10 dias de afastamento profissional.

Há necessidade de repouso após a aplicação de vasinhos?

Não. Na nossa clínica, pós a sessão de aplicação de vasinhos (escleroterapia de varizes) as pernas são enfaixadas ou são calçadas meias elásticas de compressão graduada e o paciente sai andando para realizar suas atividades habituais, tanto profissionais como domésticas ou de lazer. Pelo contrário, é contra-indicado o repouso após a escleroterapia.

É possível ter alergia ao produto usado na aplicação?

Potencialmente, qualquer produto exógeno pode causar alergias. O líquido predominante na escleroterapia convencional é a glicose hipertônica mas, de acordo com o caso, outras substâncias podem ser utilizadas ou adicionadas à fórmula esclerosante. Aí está a maior importância da consulta médica. Nossa equipe, durante a consulta clínica, irá fazer um interrogatório e explorar possíveis alergias aos produtos utilizados. Muitas vezes pode parecer estranho a determinado paciente as perguntas que fazem na consulta médica, mas saiba que todas tem alguma relação com seu problema vascular.  NÃO FAÇA ESCLEROTERAPIA DE VARIZES COM PROFISSIONAIS QUE NÃO SEJAM MÉDICOS VASCULARES, DE PREFERÊNCIA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA.

Como saber seu médico é tem Título de Especialista em Cirurgia Vascular e/ou Angiologia?

É muito importante que você procure tratamento de varizes com um vascular que tenha obtido o título de especialista em Angiologia e/ou Cirurgia Vascular. Para saber isso clique no link da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e preencha no campo designado o primeiro nome do seu médico e você saberá se está ou não cadastrado na SBACV.