Qual profissional pode realizar o procedimento de aplicação de vasinhos?

Recentemente fui questionado em meu canal do youtube sobre se o procedimento de escleroterapia de varizes (aplicação de vasinhos) poderia ser realizado por biomédico. Abaixo segue minha resposta ao questionamento:

Você não deve fazer este procedimento com qualquer outro profissional exceto um angiologista ou cirurgião vascular (MÉDICO, COM 6 ANOS DE FACULDADE + 4 ANOS DE RESIDÊNCIA E TÍTULO DE ESPECIALISTA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR – SBACV). Este é o profissional que sabe como tratar as varizes. Qualquer outro profissional ou especialista que se proponha a fazer aplicação de vasinhos (escleroterapia de varizes) ou é inabilitado ou está cometendo EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA. Não se impressione com valores baixos cobrados. Eles podem sair muito mais caros. A aplicação de vasinhos é um procedimento médico com injeção de substâncias por via endovenosa. Também tem complicações, que são mais comuns em mãos inexperientes. A mídia expôs fartamente acidentes ocorridos com pessoas que se submeteram a procedimentos invasivos realizados por biomédicos. E se algo acontecer de errado, UM BIOMÉDICO NÃO RESOLVERÁ SEU PROBLEMA! Procure o melhor para você! Procure sempre um médico especialista em cirurgia vascular titulado pela SBACV, ele sabe como tratar varizes.

Comentário sobre o assunto

Esta é uma dúvida frequente. Na medida que diversos tratamentos médicos se tornaram mais acessíveis e mais populares, as pessoas tendem a a acreditar que deixam de ser PROCEDIMENTOS MÉDICOS mas procedimentos cosméticos; e aí se estabelece a confusão de quem está ou não habilitado a realizá-lo. A aplicação de vasinhos é um procedimento médico na essência. A doença varicosa necessita de um diagnóstico. Muitas vezes os vasinhos são a ponta visível de um problema maior. Na maioria das vezes são necessários exames complementares como fleboscopia, realidade aumentada, CW-Doppler, ecodoppler para definir a estratégia de como tratar varizes.

Há a necessidade de injeção de substâncias cujo objetivo final é esclerosar (“secar”) os vasos sanguíneos inestéticos. Portanto, o objetivo não é só cosmético; é um tratamento médico na essência porque ajuda a evitar a progressão da doença venosa e muitas vezes é utilizado para tratar varizes de maiores calibres, assim como para tratar hemorragias varicosas e úlceras varicosas.

O biomédico pode fazer aplicação de vasinhos?

Não! O tratamento de escleroterapia de varizes (aplicação de vasinhos) envolve a racionalização na escolha de substâncias, técnicas, conhecimento de anatomia, fisiologia e patologia que só o médico angiologista e o cirurgião vascular estão habilitados a realizar. Esta técnica aparentemente simples pode evoluir com complicações que, se ocorrerem, precisam de tratamento pronto e especializado que somente o cirurgião vascular e o angiologista estão capacitados a reconhecer e tratar.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe essa publicação.


 

Dr. Robson Barbosa de Miranda é Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular