Congresso Brasileiro de Ecografia Vascular

Foi um sucesso a participação da Equipe Fluxo no VIII Congresso Brasileiro de Ecografia Vascular, em Recife, PE, no período de 05 a 08 de setembro de 2018. Os médicos vasculares da nossa clínica foram responsáveis pela realização do Curso Básico de Ecografia Vascular como atividade pré-congresso. Foi um dia inteiro de atividades didáticas teóricas e práticas sobre Doppler Vascular e suas aplicações na prática clínico-cirúrgica do angiologista e cirurgião vascular. Foram abordados temas desde o diagnóstico não-invasivo à terapêutica intervencionista.

O Congresso Brasileiro de Ecografia Vascular ocorre a cada 2 anos, alternado com o Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular. É dedicado ao estudo e aplicações clínicas do Doppler vascular nas doenças da circulação. Tivemos a presença de 8 convidados estrangeiros e grande número de professores brasileiros, incluindo a equipe médica da Clínica Fluxo. Atualização, inovação e integração do diagnóstico por imagem com a prática cirúrgica foi a tônica do evento científico.

O Curso Básico de Ecografia Vascular com Doppler pré-Congresso

Sob a coordenação geral do Dr. Robson Barbosa de Miranda com auxílio local das Dras. Flávia Fonseca e Vanusa Camilo, o Curso Básico de Ecografia Vascular teve um programa bastante abrangente com atenção à atualização de critérios do Doppler Vascular. Obtivemos uma resposta muito positiva dos 64 alunos (médicos cirurgiões vasculares, angiologistas, radiologistas e cardiologistas) que participaram do curso pré-congresso.

Temas como “As dez (ou mais) dificuldades e inadequações mais comuns em Doppler vascular” (Dr. Robson Barbosa de Miranda), “O guia definitivo e passo-a-passo do acesso ecoguiado central e periférico” (Dra. Viviane Augusto Pereira Couto), “O exame venoso para diagnóstico de trombose venosa” (Dr. RafaelCouto Melo), “Diagnóstico e seguimento ecográfico na doença aneurismática abdominal”(Dra. Carine Marianne Araújo), “Doença cérebro vascular extracraniana aterosclerótica: revisão da técnica e critérios diagnósticos” (Dr. Allison Fernandes) foram muito proveitosos, assim como todo o programa adicional que pode ser visto aqui.

Outras atividades científicas

Nas demais atividades científicas, participamos intensamente das atividades científicas centrais do congresso em meio a debates com palestrantes brasileiros e estrangeiros e a audiência. Palestras, moderações de sessões científicas, cafés com experts e apresentação de trabalhos científicos e pôsteres. Além disso, muitos colegas que adquiriram nosso livro, “Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais” nos solicitaram dedicatórias, os que nos deixou muito lisonjeados.

Tivemos também a honra e o prazer de termos sido agraciados com a o prêmio de melhor trabalho científico do congresso cujo tema “Correlação do IMC em crianças obesas e parâmetros de disfunção endotelial ao ultrassom-Doppler e pressão arterial”, apresentado por Bianca Baptistella de Miranda  trata da detecção precoce de alterações vasculares nas crianças com obesidade. Os demais trabalhos foram “Análise das variáveis preditivas de gravidade CEAP em pacientes com insuficiência venosa”, apresentado por Robson Barbosa de Miranda e “Neurólise alcoólica ecoguiada para tratamento da dor isquêmica em pacientes com isquemia crítica dos membros”, apresentado por Bruna Marques de Melo e o pôster “Agenesia da carótida interna – Relato de dois casos e características ao ultrassom-Doppler”, apresentado por Giulia Baptistella de Miranda.

Foi um evento de excelente qualidade técnica em um ambiente muito confortável e cuja organização, capitaneada pela Dra. Adriana Ferraz. A presidente foi extremamente competente em comandar um grupo de colaboradores da maior qualidade, comprometimento e capacidade. Nós, médicos do corpo clínico da Fluxo, nos sentimos privilegiados de tomar parte nesse importante evento científico da cirurgia vascular brasileira.

A Clínica Fluxo de Cirurgia Vascular se orgulha de oferecer a seus clientes a capacidade profissional e humana dos seus profissionais e a qualidade técnica de suas instalações e equipamentos.

 

 


Dr. Robson Barbosa de Miranda é Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular