Lançamento do livro: DOPPLER DAS ARTÉRIAS CARÓTIDAS E VERTEBRAIS

No dia 15 de dezembro de 2017, na sede da Associação Paulista de Medicina – Regional SBC/D, se deu o lançamento do livro DOPPLER DAS ARTÉRIAS CARÓTIDAS E VERTEBRAIS editado pelo Dr. Robson Barbosa de Miranda e Dra. Viviane Augusto Pereira Couto, cirurgiões vasculares da clínica Fluxo e colaborado por outros 24 renomados ecografistas vasculares.

O livro vem ocupar um espaço muito especial na literatura vascular por se tratar de uma obra com tema específico, refletindo a grande evolução e complexidade do Doppler das artérias carótidas e vertebrais no diagnóstico da doença arterial cerebral extra-vascular.

A equipe médica da Clínica Fluxo de Cirurgia Vascular tem grande experiência com esse método diagnóstico não invasivo, o doppler vascular e, associado a renomados profissionais médicos brasileiros, sintetizou nessa obra de 270 páginas ricamente ilustradas, a expertise adquirida desde que o Dr. Robson barbosa de Miranda iniciou sua experiência com o método, em meados da década de 1990. São 23 anos de trabalho, ensino e pesquisa na área e grande parte dos co-autores do livro foram seus residentes ou alunos nos diversos cursos de formação proferidos ao longo de sua vida.

O ultrassom-Doppler de artérias carótidas e vertebrais é realizado e solicitado por muitas especialidades médicas. Angiologistas, cirurgiões vasculares, cardiologistas, radiologistas, neurologistas, ultrassonografistas e clínicos gerais estão envolvidos com as doenças das artérias carótidas. Esse livro foi escrito pensando em cada um desses especialistas. As diversas seções do livro de Doppler contemplam desde os princípios mais básicos do método, às modalidades mais complexas como o Doppler transcraniano para diagnóstico de morte encefálica. Foram incluídos capítulos voltados aos aspectos relacionados à cirurgia e angioplastia das artérias carótidas e a importância do Doppler no pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório das cirurgias e angioplastias das carótidas. Também inovamos ao introduzir a avaliação do espessamento do complexo íntima-média (uma medida que permite avaliar de forma indireta o risco de cardiovascular do indivíduo) na população pediátrica, tema de grande importância considerando a epidemia de obesidade infantil.

Incluímos uma novidade no livro de Doppler das carótidas e vertebrais; códigos QR que, ao serem escaneados por aplicativos de smartphones, levam ao canal do youtube onde são demonstrados vídeos dos exames relacionados ao tema do capítulo. É a interação da “velha tecnologia”, o livro escrito, com as novas tecnologias de acesso a vídeos ao clicar de uma foto no telefone celular ou tablet. vídeos de doppler de carótidas O exame de  ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais é dinâmico e a compreensão das informações do livro se torna ainda maior com a demonstração em vídeo.

Esperamos que essa publicação proporcione maior qualidade nos exames de Doppler vascular. Foi escrito da forma que gostamos de ensinar nos nossos cursos de formação e na residência médica de cirurgia vascular: ciência com uma certa informalidade. Acreditamos também que a clínica Fluxo de Cirurgia Vascular deu um importante passo na sua consolidação como um centro avançado de diagnóstico, tratamento e ensino vascular.

A toda equipe, parabéns.

Veja abaixo a galeria com as fotos da cerimônia de lançamento do livro.


Dr. Robson Barbosa de Miranda é Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular