Tratamento de varizes com espuma.

Existem diversas formas de tratar as varizes; pela de cirurgia convencional (com retirada das veias), pela técnica de ablação térmica (cirurgia de varizes a LASER ou radiofrequência) e escleroterapia química, sendo a mais comum a aplicação de varizes com espuma. Nessa técnica, o angiologista ou cirurgião vascular vai tratar as varizes (incluindo a veia safena varicosa, se necessário) pela injeção de uma substância química cuja ação é a de “secar” a veia. Isso ocorre por irritação da parede da mesma, levando ao fechamento da veia. Diversas substâncias podem ser utilizadas mas devem ter propriedades que proporcionam, ao serem misturadas com ar ambiente ou gás carbônico, a formação de uma espuma densa, assemelhada a um mousse. Essa espuma é injetada na veia, preferencialmente guiada pela imagem de ultrassom.

Quais as vantagens da aplicação de varizes com espuma?

  • Possibilidade de tratar veias maiores, inclusive a veia safena magna e veia safena parva;
  • Possibilidade de dosar a concentração da substância esclerosante conforme o tamanho da veia a ser tratada;
  • O tratamento de varizes com espuma é um procedimento ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar e é realizado sob anestesia local ou mesmo sem anestesia;
  • Não há necessidade de repouso; na realidade, é recomendável evitar o repouso após a aplicação de varizes com espuma e o(a) paciente pode voltar às suas atividades profissionais brevemente.

Quais são os riscos do tratamento de varizes com espuma?

Como qualquer tratamento intervencionista, há riscos e complicações potenciais. Antes do tratamento, é fundamental que o(a) paciente seja avaliado clinicamente por um angiologista ou cirurgião vascular. Após a entrevista médica com coleta detalhada de informações sobre alergias e eventos trombóticos passados, é realizado o exame clínico para identificar a graduação das varizes.

Frequentemente será necessário a realização de um exame de ecodoppler venoso. Neste exame serão definidos diversos parâmetros que orientarão a estratégia de tratamento. Realizando todos esses passos, as chances de potenciais alergia ao medicamento, trombose venosa ou embolias diminuem o suficiente para que esse tratamento seja realmente muito seguro.

Um efeito adverso frequente é a pigmentação (escurecimento) da pele sobre as veias mais calibrosas e mais aparentes. Entretanto, a pigmentação da pele é habitualmente temporária e desaparece na maioria dos casos em poucas semanas ou meses. Há medidas que podem ser usadas para diminuir o risco de pigmentação da pele e seu angiologista saberá usa-las.

Qual a importância do ultrassom-Doppler na aplicação de varizes com espuma?

O ultrassom-Doppler é uma ferramenta fundamental no tratamento das varizes com espuma. Ele permite que o angiologista consiga ver a veia sob a pele e oriente sua agulha para dentro da variz com segurança, garantindo que a espuma seja injetada no interior da veia. Além do que permite a visualização do progresso da espuma ao longo do trajeto planejado da veia. A espuma é muito visível ao ultrassom.

Quem está capacitado a realizar esse tratamento?

Conforme parecer do Conselho Federal de Medicina, somente um médico pode realizar este tipo de tratamento. Mais importante ainda; esse tratamento deve ser feito por médico especialista em angiologia e/ou cirurgia vascular. São pré-requisitos básicos da medicina para definir um tratamento:

  • É fundamental que seja feito um diagnóstico;
  • Sejam realizados exames complementares (se necessário);
  • Seja definida uma estratégia de tratamento;
  • Tenha habilidade na realização do procedimento (inclusive com experiência em ultrassom-Doppler);
  • Conheça a farmacologia e efeitos adversos do produto utilizado na escleroterapia com espuma;
  • Saiba tratar eventuais complicações.

No caso do tratamento das varizes com espuma, o único profissional totalmente habilitado com os pré-requisitos acima são os angiologistas e os cirurgiões vasculares.


Dr. Robson Barbosa de Miranda é Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular

Agende sua consulta