O Ecodoppler, ultrassom-Doppler ou simplesmente Doppler, é o exame complementar mais frequentemente solicitado pelo angiologista e cirurgião vascular. Como seu objetivo é avaliar a forma a função das artérias e veias, pode, e é frequentemente solicitado por outros especialistas como cardiologistas, ortopedistas, clínicos gerais e tantos outros especialistas.

Indicações do ecodoppler venoso

O Ecodoppler venoso de membros inferiores é, de longe o exame mais comum na prática vascular. É importante em várias situações:

  • Cirurgia de varizes: o ultrassom-Doppler venoso de membros inferiores é fundamental para definir o planejamento do tratamento das varizes. O cirurgião monta sua estratégia operatória baseado nas informações do exame. Dados sobre as veias profundas, insuficiência da veia safena, das veias tributárias e das veias perfurantes irão guiar o tratamento. Além disso, os modernos meios de tratamento das varizes como cirurgia de varizes a LASER e escleroterapia com espuma precisam de informações objetivas para seus planejamentos.
  • Diagnóstico de trombose venosa: O ultrassom-Doppler venoso é o exame mais prático e disponível para diagnóstico dessa condição. Com ele estudamos e avaliamos a perviedade das veias e a presença de eventuais trombos (coágulos) dentro das veias.
  • Investigação de dores nas pernas: Esse sintoma muito frequente no consultório vascular pode ter várias causas. Costumo dizer que daria para escrever vários livros sobre dores nas pernas. Nesse contexto, o ecodoppler venoso dos membros inferiores é de grande utilidade, permitindo a avaliação da estrutura, conteúdo e da função das veias para confirmar ou descartar a doença venosa.
  • Realização e acompanhamento de procedimentos venosos: Atualmente, a prática vascular moderna exige o uso intensivo dos equipamentos de ultrassom-Doppler durante os procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais. É cada vez mais comum os vasculares terem equipamentos de ecodoppler ao lado da maca de exames de seus pacientes. Após a realização de tais procedimentos, esses pacientes precisam ser acompanhados com esse método de imagem.

ecodoppler venoso - Fluxo - Clínica de cirurgia vascular

A importância da qualidade do exame de ultrassom-Doppler venoso

Como todo método diagnóstico que se torna popular dentro da prática médica, o ultrassom-Doppler venoso de membros inferiores gera demanda pelos laboratórios de exames de imagem que recebem muitos pedidos. Entretanto, apesar de ser um exame não invasivo e não ter contra-indicações formais ou efeitos adversos, é fundamental que o médico que realiza o exame tenha profundo conhecimento de anatomia, fisiologia e patologia vascular. O ultrassom-Doppler venoso é um método diagnóstico que associa a interpretação da estrutura dos vasos sanguíneos com a sua função. Isso exige conhecimento da doença vascular.

Título em Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler

Por esses motivos, é recomendável que o exame seja realizado por médico especialista em angiologia, cirurgia vascular  ou em diagnóstico por imagem. É desejável que o profissional tenha Título em Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler, o que confere maior confiabilidade ao exame. Esse título é conferido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e é obtido através de um concurso em 3 fases que inclui avaliação de currículo com diversos pré-requisitos e provas teóricas e práticas. O profissional que se submete e conquista essa titulação certamente estará mais capacitado a realizar um exame de ultrassom-Doppler venoso de qualidade porque foi avaliado por 2 sociedades médicas de especialidade.

Portanto, sempre que for realizar um exame ecodoppler venoso de membros inferiores, lembre-se de solicitar informações sobre se o corpo clínico é possuidor do Título em Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler. A equipe médica da Clínica Fluxo tem 70% dos seus médicos titulados nessa subespecialidade. Também proporcionamos treinamento a médicos para que obtenham essa titulação. Aqueles poucos colegas da nossa equipe que ainda não obtiveram o título até então estão em processo de aquisição através do concurso de 2017. Nosso objetivo é oferecer exames de ultrassom-Doppler venoso de qualidade que possa realmente ajudar a conduta de seu caso.


Dr. Robson Barbosa de Miranda é Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular