Angiologista

O que é essa especialidade?

Quem é o Angiologista?

O angiologista é o médico especialista responsável pelo tratamento clínico das doenças vasculares. Nem todas as doenças vasculares necessitam de tratamento cirúrgico. Muitas das doenças vasculares são tratadas com medidas clínicas como uso de medicações, compressão elástica, fisioterapia além de mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida.

Qual a diferença entre Angiologista e Cirurgião Vascular?Fleboscópio

Ambos tratam doenças vasculares, mas os cirurgiões vasculares também realizam intervenções cirúrgicas como cirurgias de varizes, cirurgia de aneurismas, cirurgia nas artérias carótidas, desobstrução de artérias de e também realizam angioplastias, que são procedimentos realizados por cateter para desobstruir artérias ou veias.

Poderia me dar um exemplo da típica atuação do Angiologista?

Situações nas quais o tratamento vascular é fundamentalmente clínico:

  • Pacientes portadores de doenças vasculares inflamatórias como a Arterite de Takayasu ou Arterite Temporal, na maioria do tempo serão tratados clinicamente com medicações.
  • Pacientes portadores de linfedema (uma doença vascular que causa inchaço, principalmente nos membros inferiores e superiores), raramente irão precisar de tratamento cirúrgico mas sim de fisioterapia, compressão elástica e medicações.
  • A trombose venosa profunda, habitualmente é tratada com uso de medicações anticoagulantes e uso de compressão elástica.
  • Uma gestante que apresenta varizes ou mesmo a trombose venosa também serão tratadas, na maioria das vezes por intervenções clínicas.
  • O controle dos fatores de risco de pacientes com obstruções vasculares é importante, tais como cessação do hábito de fumar, controle do peso corporal, estímulo às atividades físicas e controle do diabetes e dislipidemia (colesterol e triglicérides elevados) são intervenções clínicas (não cirúrgicas) e de grande importância para o tratamento.
  • O angiologista pode também realizar exames complementares tais como:
    • Ultrassom-doppler vascular – método diagnóstico no qual o estudo anatômico e funcional dos vasos sanguíneos é feito por meio de ultrassom com imagem e fluxo.
    • Doppler vascular de ondas contínuas – método diagnóstico que usa um ultrassom portátil, sem imagem para estudo da função vascular.
    • Pletismografia – método diagnóstico complementar no qual a variação do volume do membro (inferior ou superior) da indicações do problema vascular.
    • Angiografia – é o cateterismo das artérias ou das veias.
    • Fleboscopia – transluminação da pele para avaliação dos vasos

Todas essas atribuições descritas são tipicamente angiológicas, ou seja, de tratamento não operatório. O que não invalida um cirurgião de também realiza-las.

O Angiologista pode fazer alguma intervenção?

Pequenas intervenções ambulatoriais como escleroterapia de varizes, escleroterapia de varizes com espuma; laser e luz pulsada transdérmica para varizes e hemangiomas, curativos em úlceras podem ser realizados por angiologistas. Cirurgias de maior porte, que exijam internação, são realizadas por cirurgiões vasculares. O treinamento para a realização de cirurgias vasculares exige uma formação direcionada para as técnicas operatórias, o que não é exigido para o angiologista.

A Angiologia é uma especialidade à parte?

Sim, o médico que optar por essa especialidade tem que realizar concurso para obter o título de especialista em angiologia pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Alguns, como o Dr. Robson Barbosa de Miranda tem ambas as especialidades, Angiologia e Cirurgia Vascular e exerce ambas as atividades, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Há estados no Brasil nos quais há residências médicas específicas que formam médicos angiologistas exclusivamente. No estado de São Paulo, tipicamente um angiologista é também um cirurgião vascular.

Com quem devo agendar a consulta? Cirurgião Vascular ou Angiologista?

Na prática é muito difícil separar as especialidades. Mesmo médicos de outras especialidades confundem um pouco as atribuições de cada especialidade. No estado de São Paulo praticamente não existe o angiologista “puro”. Em nossa clínica Fluxo, a consulta pode ser marcada para qualquer um dos membros da equipe que estão aptos a tratar as doenças clínicas ou cirúrgicas.

 

Agende sua consulta! Faça uma avaliação vascular com nossa equipe.

×
%d blogueiros gostam disto: