Qual profissional deve realizar o procedimento de aplicação de vasinhos?

Recentemente fui questionado em meu canal do youtube sobre se o procedimento de escleroterapia de varizes (aplicação de vasinhos) poderia ser realizado por biomédico. Abaixo segue minha resposta ao questionamento:

Você não deveria fazer este procedimento com qualquer outro profissional exceto um angiologista ou cirurgião vascular (MÉDICO, COM 6 ANOS DE FACULDADE + 4 ANOS DE RESIDÊNCIA E TÍTULO DE ESPECIALISTA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR – SBACV). Este é o profissional que sabe como tratar as varizes. Outro profissional ou especialista que se proponha a fazer aplicação de vasinhos (escleroterapia de varizes), e que não seja especializado em medicina vascular, pode estar até cometendo EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA. Não se impressione com valores baixos cobrados. Eles podem sair muito mais caros. A aplicação de vasinhos é um procedimento médico com injeção de substâncias por via endovenosa. Também tem complicações, que são mais comuns em mãos inexperientes. A mídia expôs fartamente acidentes ocorridos com pessoas que se submeteram a procedimentos invasivos realizados por não médicos ou não especialistas.  E se houver complicações ( e elas existem e podem ser graves), o BIOMÉDICO NÃO RESOLVERÁ SEU PROBLEMA, PORQUE NÃO É MÉDICO! Procure o melhor para você! Procure sempre um médico especialista em angiologia e/ou cirurgia vascular titulado pela SBACV, ele sabe como tratar varizes.

Comentário sobre o assunto

Esta é uma dúvida frequente. Na medida que diversos tratamentos médicos se tornaram mais acessíveis e mais populares, as pessoas tendem a a acreditar que deixam de ser PROCEDIMENTOS MÉDICOS mas procedimentos cosméticos; e aí se estabelece a confusão de quem está ou não habilitado a realizá-lo. A aplicação de vasinhos é um procedimento médico em sua essência. A doença varicosa necessita de um diagnóstico. Muitas vezes os vasinhos são a ponta visível de um problema maior. Na maioria das vezes são necessários exames complementares como fleboscopia, realidade aumentada, CW-Doppler, ecodoppler para definir a estratégia de como tratar varizes.

A falta de respeito à ciência médica tem proporcionado o que vemos corriqueiramente no consultório; pacientes que chegam reclamando que, mesmo tendo realizado vários tratamentos, ainda assim não estão satisfeitas. Algumas vezes até desistem de tratar porque os “vasinhos não saem” ou “voltam muito rapidamente”. Grande parte desse problema se deve à falta de um diagnóstico completo do problema vascular e também por terem realizado a aplicação com médicos não vasculares ou até mesmo não médicos.

Para proceder à aplicação de vasinhos, há a necessidade de injeção de substâncias cujo objetivo final é esclerosar (“secar”) os vasos sanguíneos. Portanto, o objetivo não é só cosmético; é um tratamento médico na essência porque ajuda a evitar a progressão da doença venosa e muitas vezes é utilizado para tratar varizes de maiores calibres, assim como para tratar hemorragias varicosas e úlceras varicosas.

Por que razão devo fazer escleroterapia de varizes com o cirurgião vascular ou angiologista?

O tratamento de escleroterapia de varizes (aplicação de vasinhos) envolve a racionalização na escolha de medicações, técnicas, conhecimento de anatomia, fisiologia e patologia que só o médico angiologista e o cirurgião vascular estão habilitados e capacitados a realizar. Existe um jeito de você saber isso. Procure no website Conselho Federal de Medicina. Ali pesquise o nome do seu médico e identifique se ele possui o RQE (Registro de Qualificação de Especialista), que garante a formação e o registro do especialista. 

Os vasinhos também podem ser manifestações inocentes de um problema vascular mais grave como malformações vasculares ou distúrbios genéticos. O que muitas vezes pode parecer com um problema simples, pode também esconder detalhes que só um profissional treinado e com vasta experiência tem capacidade para distinguir.

Sob pouca experiência, todos os vasinhos parecem iguais e serem passíveis do mesmo tipo de tratamento. Mas a realidade é um pouco diferente e, para evitar frustrações no seu tratamento, você deve procurar o profissional mais capacitado a ENTENDER a doença e TRATAR  com a racionalidade que a ciência médica exige, o MÉDICO VASCULAR.

A escleroterapia de varizes (ou aplicação de vasinhos) é a conduta final depois de toda uma investigação ter iniciado e culminado em um diagnóstico e programação terapêutica. Esta técnica aparentemente simples pode evoluir com complicações que, se ocorrerem, precisam de tratamento pronto e especializado que somente o cirurgião vascular e o angiologista estão capacitados a reconhecer e tratar.

Faça o melhor por você mesma(o). A medicina vascular brasileira é referência internacional na área da flebologia (área da cirurgia vascular dedicado ao tratamento das veias). Muitos de nossos médicos vasculares são reconhecidos e ensinam suas técnicas em todo o mundo. Obtenha o melhor para sua saúde vascular com o profissional que cuidará integralmente dela.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe essa publicação.


 

Dr. Robson Barbosa de Miranda é Angiologista, Cirurgião e Ecografista Vascular
×
%d blogueiros gostam disto: