CORRIDA E CIRCULAÇÃO: TODOS EM MOVIMENTO.

A corrida de rua é hoje o segundo esporte mais praticado no Brasil, estimando-se um público de 4 milhões de praticantes regulares (IBCE – 2014). Somente em 2015 foram realizadas 612 corridas de rua no estado de São Paulo.

Enquanto isso, nos EUA, pelo menos 25 milhões de pessoas praticam corrida por 50 dias ou mais no ano. Os corredores regulares, com mais de 100 dias de prática anual, chegam a 19 milhões (cerca de 6% da população do país), conforme dados da Sporting Goods Manufacturers Association (SGMA).

Embora o Brasil ainda esteja aquém dos EUA, no que diz respeito ao número de praticantes; percebe-se que a corrida de rua tornou-se moda entre as atividades-âncoras para hábitos de vida mais saudáveis.

A grande maioria de praticantes de corrida de rua busca melhorar a qualidade de vida, melhorando seus parâmetros cardio-respiratórios.

A circulação sanguínea é composta pelo coração e vasos sanguíneos (como as artérias, as veias e os linfáticos) que, de uma forma conjunta e dinâmica, são responsáveis por levar nutrientes e oxigênio aos tecidos através do fluxo sanguíneo, bem como eliminar resíduos do corpo humano. Portanto, a melhora destes parâmetros pela prática regular da corrida de rua torna-se grande aliada na motivação dos corredores e preventiva para doenças da circulação, cada vez mais frequentes na população mundial e que são responsáveis pela aterosclerose (obstrução crônicas das artérias) que pode causar infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), Insuficiência renal crônica e amputações de membros. As atividades como corrida e caminhada também ajudam na saúde das veias que, quando doentes levam à formação de varizes.

Considerando todas as vantagens da corrida e da caminhada, a equipe médica da Clínica Fluxo de Cirurgia Vascular e a Associação Paulista de Medicina – regional São Bernardo do Campo/Diadema se propuseram a criar a “Corrida da Circulação” – 6Kennedy pois acreditamos que esses esportes são aliados dos profissionais da área de saúde no combate às doenças vasculares.

 

Dr. Rafael Couto Melo

Dr. Robson Barbosa de Miranda

Coordenadores da Corrida da Circulação 6Kennedy

×
%d blogueiros gostam disto: